Defesa Pessoal: conheça o que o Jiu-jitsu pode oferecer

Defesa pessoal: saiba mais sobre o que o Jiu-jitsu pode te oferecer

Defesa pessoal: nós da Gracie Barra Botafogo apresentamos para você um pouco do potencial do Jiu-jítsu como ferramenta para a defesa pessoal.

Conversamos com o Professor Prujansky que, além de faixa preta de Jiu-jítsu, é instrutor de defesa pessoal com mais de 1000 horas de treinamento ministradas, inclusive nos Estados Unidos e em Israel.

Saiba o que o Professor Prujansky tem a dizer sobre o valor da arte suave para a prática de defesa pessoal.

Gracie Barra Botafogo: Professor, diferentes forças policiais e de defesa ao redor do mundo, como o Exército Americano, praticam Jiu-jítsu pelo seu potencial como instrumento de defesa pessoal. Qual o diferencial do Jiu-jítsu para a defesa pessoal?


Defesa pessoal Jiu-jitsu

Professor Prujansky: O Jiu-jítsu é sem dúvidas a arte marcial mais completa para os profissionais de segurança, sejam eles do Exército, da Polícia, de instituições privadas e afins! Ele é dotado de técnicas que permitem o controle de um agressor, o controle do espaço de segurança que deve existir entre o abordado/agressor e os equipamentos dos agentes da lei, além de permitir que possamos atuar sem que venhamos a responder um processo em âmbito administrativo, penal e civil, caso ultrapassemos a linha do razoável ao realizar as técnicas de controle de contato.

O diferencial do Jiu-jítsu aplicado para a defesa pessoal está na consciência corporal do agente, no controle do espaço e distância, no domínio das técnicas necessárias para a rápida ação e o domínio eficaz.

Gracie Barra Botafogo: As técnicas de defesa pessoal são praticadas também nas aulas regulares da Gracie Barra Botafogo? Como acontece na prática?

Professor Prujansky: O curriculum da Gracie Barra é padronizado mundialmente, dividido em 16 semanas de treinamento, modificando os assuntos focais das aulas semanalmente. Todas as nossas aulas, sejam infantis, adultos iniciantes e avançados são baseadas no tripé: defesa pessoal, quedas e Gracie Jiu Jitsu! Então, posso te garantir que a essência do nosso programa é passar justamente o recado que a defesa pessoal nos dá! Rápida ação, menor esforço, máxima eficácia! Isso é Gracie Barra!

Gracie Barra Botafogo: Levar o Jiu-jítsu para todos é a grande missão da Gracie Barra. Poderia falar um pouco mais sobre isso e se realmente todos podem praticar e se beneficiar do Jiu-jítsu para a prática de defesa pessoal?

Professor Prujansky: Este é sem dúvida nenhuma o alicerce de todo o trabalho da Gracie Barra! Permitir que crianças, jovens, adultos e idosos pratiquem essa arte tão gentil, inteligente e ao mesmo tempo tão eficiente e fatal!

A mudança de direção proporcionada pela visão do Mestre Carlinhos, saiu de um slogan:

“Unidos como um time e lutando como uma família!”

ou seja, voltados para competições e campeonatos, para o “Jiu Jitsu para todos!” que significa, você que não quer lutar campeonato, você que gostaria de aprender essa arte marcial mas se acha velho para isso, você mulher que gostaria de aprender a se defender, ou você, jovem, que precisa melhorar um pouco seus instintos de autoconfiança…. Nós estamos aqui para te mostrar que o Jiu-Jitsu é sim para todos vocês!


Agende uma aula gratuita

Gracie Barra Botafogo: Professor, mesmo as crianças podem praticar as técnicas de defesa pessoal nas aulas? Como são os treinos de defesa pessoal com as crianças?

Professor Prujansky: Ensinar a arte do Jiu-Jitsu para crianças é um desafio empolgante, além de ser uma oportunidade única para ajudar a sua escola a crescer e tornar-se ainda maior, melhor e mais forte. O ensino infantil é onde a magia acontece! Em meio a atividades lúdicas onde podemos trabalhar a socialização, o desenvolvimento psicomotor, os limites, os deveres, as responsabilidades, conjugamos a isso tudo o ensino da defesa pessoal e do Jiu-Jitsu!

É importante ressaltar que o ensino da defesa pessoal para as crianças é o grande divisor de águas nesta faixa etária! Se conhecer, respeitar o próximo e a si mesmo são a recompensa que conseguimos ao darmos esse tipo de treino! Por isso, as turmas de crianças na Gracie Barra são dividas pelos nomes: Mini Campeões, Pequenos campeões 1, Pequenos Campeões 2, Juniores e Adolescentes;


Defesa pessoal Jiu-jitsu

Gracie Barra Botafogo: Professor para finalizar, hoje em dia discutimos muito sobre a violência contra as mulheres que, infelizmente, é um problema social enorme. Poderia falar um pouco sobre a importância dos treinos de defesa pessoal para as mulheres?

Professor Prujansky: Não tem muito tempo, eu li uma reportagem que trazia uma informação bem preocupante! Em 2016 o IPEA publicou quem a cada 11 minutos, uma mulher era estuprada no Brasil!

Precisamos entender que infelizmente vivemos num mundo violento e numa das cidades mais violentas do mundo, então, se defender é algo que acabamos tendo que fazer em algum momento, e estar treinado para isso pode inclusive salvar a sua vida! Da prática das técnicas, obtemos a mecanização dos movimentos até que eles se tornem naturais para nós!

A defesa pessoal é uma das melhores ferramentas que encontramos para mostrar e provar de uma vez por todas que as mulheres podem e devem treinar! O treinamento modifica a forma com que nos comportamos, e apenas mudando um pouco a postura, ou estando em alerta, evitamos uma aproximação indevida, um toque indesejado, um agarre forçado e até mesmo uma agressão direta!

Eu sou um grande entusiasta de que as mulheres venham para o tatame e treinem! O lugar de vocês é aqui sim! Contem comigo nessa caminhada!!!! Oss

Publicado em 22 de janeiro de 2020 por


WhatsApp Fale conosco